Registro de dominio com CPF

Quando a internet começo nos anos 90, lá por 1995, quem ficou responsável foi o governo Brasileiro, péssima opção ! e como faz o governo , fizeram TUDO ERRADO ! primeiramente foi deixar criar dominios ( nomedosite.com.br ) gratuitamente, sem pagar nada !  e nos anos 90 tudo era inspirado em “socialismo”, esta história de “cobrar ” não era bem visto, então eles pensaram em seu julgamento inocente que as pessoas só iriam “pegar o que precisavam”, não foi o que aconteceu. Muita gente registrou tudo que podia , saiu registrando até dominio de cachorro e nome de empresas que ainda não tinha acordo para internet em 1995 ! por isto muita empresa quando resolveu registrar seu dominio da internet precisou sair ameaçando gente ou compoando seu nome para registrar, ficando longo.

Registro de dominio só com CNPJ

Outro erro do governo, que na época era representado pela FAPESP, diziam “-Precisa registrar na Fapesp”, e este õrgão bem envolvido com o mundo acadêmico, exigia que todo dominio .com.br só poderia ser registrado com CNPJ, isto mesmo ! até 2005, todo dominio .com.br que você queira registrar tinha que ser com CNPJ, vamos lembrar que ter um registro CNPJ, ou seja, de empresa aberta, era preciso contratar um escritorio carissimo, daí então abrir empresa para ter o bendito número CNPJ e daí então ter um site com sufixo .com.br , absurdo ? sim ! mas ninguém reclamava disto, enquanto o mundo todo permitia dominio .COM ( internacional) , sem exigir absolutamente nada ! nem CPNJ (empresa) nem CPF (pessoa física), no Brasil ainda vinculavam registro de domino com abertura de empresa.

Mundo acadêmico

O pessoal que registrava dominio estava bem vinculado ao setor acadêmico, e todo sabemos que um setor considerável acadêmico tem pouca noção do mundo real, fora das universidades, e foram eles que exigiram CNPJ para registro de domino .COM.BR .

Depois de alguns anos resolveram cobrar pelo registro de domínio ! e evitar que muitos oportunistas registrassem nomes que afinal de conta não eram seus, e nem queriam fazer negócio com eles.

Vítimas do atraso

Nesta época negra de domino, ocorreram 2 problemas serios ! como as pessoas não queriam gastar uma fortuna abrindo empresa para conseguir CNPJ e assim registrar o dominio .com.br , a maioria fazia o seguitne:

  • Registrava o dominio em nome de empresa de amigo
  • Registrava o dominio com sufixo .COM e não .COM.BR 

Quem registrava em empresa do amigo, teve problema para passar o dominio para seu nome quando o negócio cresceu, e quem registrava o dominio com sufixo internacional ( .COM ) simplesmente perdia o tráfego no Brasil, porque se você disser que seu dominio se chama meunegocio , todos tentarão colocar o .com.br no final, e dai que era só .com, então algum oportunista criava um dominio no Brasil (tendo cnpj) com o mesmo nome … então quem não tinha CNPJ (empresa aberta) praticamente perdia a chance de ter dominio nacional ! absurdo né ?

Uma das vítimas foi o pessoal do site AONDE.COM, era concorrente do site CADE.COM.BR , no fim das contas a yahoo comprou o cade.com.br e incorporou a si ! já o AONDE.COM acabou desaparecendo, embora não tivesse .combr, muita gente acessava AONDE.COM.BR pensando mesmo que este era o site.

Enfim com CPF

Já pelos idos anos de 2000, uma junta tomou conta do registro.br e a fapesp saiu do negócio (e já foi tarde !), o primeiro passo foi deixar o regisro de domínio como é feito no mundo todo ! ou seja, pessoa física pode registrar .COM.BR , e retiraram a exigência absurda de exigir empresa aberta para este tipo de dominio, todo setor da internet foi vítima do pensamento atrasado da FAPESP, que pensava ter ideias gêniais implantando um sistema atrasado de controle de dominio no Brasil.

Hoje qualquer um pode registrar um domino.com.br, basta ter CPF ara vincular o número ao domino.com.br criado.

 

registro de domino com cpf

O que ainda precisa mudar

O registro ainda é feito no registro.br, mesmo que seu provedor de hospedagem de site ofereça isto para você, ainda assim ele vai usar o sistema registro.br, não existe libedade como nos dominos internacional .COM, esta centralização ainda é nociva e impede competição neste setor.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *