Como resolver problemas com DNS do site

Um dos problemas com quem publica site, ou atualiza, e ainda bem que ocorre as vezes, é o tal DNS ! talvez não interesse para você saber profundamente como isto funciona, mas precisa saber o básico, e não é tão complicado.

Se você usa um serviço de hospedagem de site ou servidor dedicado, pode passar por alguns problemas fáceis de ser detectados com comandos para auditoria, vamos ver Como resolver problemas com DNS do site.

DNS Domain Name Server

Primeiramente tudo que interessa para Internet são IPs, até agora são 4 números que identificam o servidor onde esta o website, por exemplo, se temos um website chamado www.meusite.com.br, ele esta em um computador qualquer dentro da empresa que você contratou e paga mensalmente para deixar o site lá, sabia que este PC não tem somente o seu site, mas pelo menos centenas deles !

resolver problema com DNS de site

Agora você pode estar perguntando, quando eu chamo o site www.joao.com.br , como o PC sabe que o IP do servidor onde ele está é o tal 123.233.233.12 ? esta é a finalizade do regisro.br no Brasil, ele faz esta associação, quando alguém cria um site, precisa inforamr onde isto está hospedado, e não é ifnormado o nome do serviço como hostgator.com.br, locaweb.com.br,godaddy.com, etc .. na verdade o que se informado é exatamente o IP dentro do provedor onde vai ficar o site, um provedor de sites tem centenas de servidores com centenas dos respectivos IPs., quando alugamos um destes espaços para colocar nosso site, somos informados quem IP ele ficará que é o nome server, no caso o que eles fornecem é um nome como: ns1.meuprovedor.com.br onde o registro.br troca o ns.meuprovedor.com.br pelo IP que é onde esta o site.

Porque o site não é encontrado

Poisé ! nem tudo são flores no reino da internet, acontecem falhas, problemas diversos as vezes, mas acontece, um deles é quando o site muda de servidor ou acontece algo no caminho até o servidor, já que até chegar lá, ele passa por vários pontos ! é uma espécie de “via crucis” , seu site pode aparecer rapidamente, mas ele pingou em vários provedores até chegar lá e trazer o site, e cada um destes pontos se tiver falha, seu site não virá mesmo que esteja lá, e mesmo que seu amigo esteja vendo e você não ! acontece que do seu amigo até o site a internet toma outra rota.

Ferramentas para verificar DNS do site

Existe uma série de comando no Windows para verificar o status das coisas, vamos a elas.

Para fazer esta verificação, precisamos entrar em modo de PROMPT DE COMANDO, digitando CMD em executar, clicando em INICIAR, EXECUTAR e digiando CMD e enter.

verificar problema dns no prompt

Verificar IP onde está o site, após entrar em prmopt de comando

digite:

ping    www.joao.com.br

após digitar, vai aparecer o IP que são 4 números. 111.222.333.444

Verificar que IP está associado aos sites que você esta navegando 

Digite:

ipconfig /displaydns

vai aparecer o nome do site com IP associado a ele, verifique se este IP esta atualizado e pertença ao nome do site que você esta acessando mas não está “vindo”

Limpar todo cache associado a sites ( que foram armazenados no PC)

Digite:

ipconfig  /flushdns

Todos IPs associado a site será limpo, o que está sendo limpo é o Cache que é uma memória interna nos istema que guarda IPs associado a nome de site, ou seja, se você acessa toda hora site como www.locaweb.com.br , o sistema vai preferir guardar o IP deste site em vez de ficar toda hora perguntando ao registro.br qual o IP associado a ele, as vezes o IP muda, então é melhor limpar o cache interno para ser verificado o IP atual.

 

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *